quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Ex-aluno da FDSM toma posse como Corregedor Nacional de Justiça


Dr. João Otávio de Noronha na solenidade de posse no CNJ.

O ex-aluno da Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM) e ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, tomou posse na última quarta-feira, 24 de agosto, para o cargo de Corregedor Nacional de Justiça, em que ficará responsável pela apuração de denúncias levadas ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra magistrados ou servidores do judiciário por irregularidades no exercício de suas funções.

João Otávio de Noronha foi indicado para o cargo no dia 1º de junho, por aclamação, pelo Pleno do STJ, para o biênio 2016-2018, em substituição à atual corregedora, ministra Nancy Andrighi. A indicação do ministro foi aprovada pelo Plenário do Senado Federal no dia 22 de junho.
Antes da aprovação em plenário, Noronha foi sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, onde obteve, ao fim da sessão, 25 votos favoráveis – a unanimidade do colegiado – para sua indicação.

“Não medirei esforços para garantir a transparência administrativa e processual com o propósito de que a Justiça fique em dia com a sociedade”, afirmou o ministro ao tomar posse no cargo de corregedor nacional de Justiça.

Formado pela FDSM em 1981. João Otávio de Noronha é especialista em direito do trabalho, direito processual do trabalho e direito processual civil. Funcionário do Banco do Brasil, ocupou diversos cargos até assumir a diretoria jurídica da instituição financeira. Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ele integrou o conselho de administração de várias empresas.

Em 2002, chegou ao STJ. Atualmente, é membro da Terceira Turma, especializada em direito privado, da Corte Especial e do Conselho de Administração do STJ.

Professor em diversas instituições de ensino, Noronha atuou no Centro de Estudos Judiciários (CEJ) do Conselho da Justiça Federal (CJF), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Também já lecionou na FDSM e  atuou como palestrante em diversos eventos.

(Foto e informações: www.cnj.jus.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário