terça-feira, 31 de outubro de 2017

Professor da FDSM lança obra "Introdução às teorias sistêmicas do Direito"



"Introdução às teorias sistêmicas do Direito" é o novo livro dos Professores Rafael Lazzarotto Simioni e Ricardo de Macedo Menna Barreto. O livro é resultado de pesquisas realizadas nos últimos anos pelos autores e explica as diferentes concepções de sistema na teoria jurídica contemporânea, em especial as diferenças entre pensadores como Niklas Luhmann, Günther Teubner e Anthony Giddens.

A obra é uma publicação da AED da Universidade do Minho (Portugal), para todos os países de língua portuguesa. Segundo o Prof. Simioni, o objetivo do livro é tornar acessível aos alunos da graduação uma discussão importante sobre outros modos possíveis de se conceber o direito, sob perspectivas que não estão ligadas à lei, costumes, precedentes ou aos demais referentes positivistas do direito. “Nas concepções sistêmicas o direito tem a ver com expectativas, meios de comunicação, fichas simbólicas e estruturas sociais. São leituras diferentes, que permitem observar uma riqueza social que os positivismos jurídicos não permitem enxergar", afirmou.

Para Ricardo de Macedo Menna Barreto, o livro opera um certo deslocamento no eixo da discussão que geralmente é introduzida em disciplinas propedêuticas, como Introdução ao Estudo do Direito. “Ao ingressar no Curso de Direito, o estudante é apresentado de modo rápido (e não raro tendencioso) à concepção sistêmica de Hans Kelsen, por exemplo. Por isso, resolvemos partir justamente de Kelsen para demonstrar a riqueza de suas ideias, bem como de importantes pensadores como Canaris, Luhmann, Teubner, entre outros. Longe de esgotar a discussão, esta obra é um convite sincero ao leitor para revisitar e repensar a ideia de sistema no direito”, disse.


O livro está à venda em Portugal, e em breve também nas livrarias do Brasil e demais países de língua portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário