terça-feira, 27 de agosto de 2013

Alunas da FDSM participam da 66ª Assembléia Mundial da Saúde em Genebra

Sara Helena, Mayanna de franco, Koichi Kameda, Rachel Kiddell-Monroe e Prasanta Poudyal.

Parte da delegação da UAEM na AMS.

No primeiro semestre deste ano as acadêmicas da Faculdade de Direito do Sul de Minas Sara Helena Pereira e Silva e Mayana de Franco marcaram presença na 66ª Assembleia Mundial da Saúde (66th World Health Assembly), em Genebra, Suíça. A assembleia é o âmbito de decisão supremo da OMS (Organização Mundial de Saúde). Participam dela delegações de todos os países membros e eles debatem e votam a respeito de uma pauta preparada pelo Comitê Executivo. A função principal da AMS é determinar as políticas da organização, escolher o diretor geral da OMS, supervisionar as questões financeiras e revisar ou aprovar propostas de destinação de recursos.

As alunas Sara e Mayana participaram do evento como integrantes da ONG UAEM (Universities Allied for Essential Medicines), com uma delegação de 15 membros da ONG que representavam inúmeros países e universidades. As estudantes acompanharam as reuniões e dialogaram com representantes dos países membros e outras ONGS e instituições participantes, a fim de entender os interesses e propostas de cada país ou grupo de países.

“A experiência foi extremamente enriquecedora. Atuamos concretamente junto às maiores autoridades da saúde global para promover políticas internacionais que podem mudar o contexto atual de negligência às necessidades das populações mais pobres do planeta”, disse Sara, que destacou o apoio dos professores e da direção da FDSM para a participação no evento. “Os professores e a direção da FDSM sempre se mostraram abertos a apoiar nossas atividades e demonstraram enorme apreço pela nossa participação no evento. Professores como Alexandre Bahia, Dierle Nunes, Rafael Simioni e Elias Kallás, com as aulas ministradas e orientação foram fundamentais para que tivéssemos uma participação ativa em questões sobre propriedade intelectual, direitos humanos, governança internacional e teoria do direito”, ressaltou.

“Participar da 66ª Assembleia Mundial da Saúde aprimorou meu interesse em continuar com pesquisas na área de saúde pública e direitos humanos. O evento me mostrou a importância e a força do ativismo estudantil frente às necessidades globais atuais”, concluiu Mayana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário